Com projetos aprovados pela Lei Paulo Gustavo, Adelsimon se dedica ao desenvolvimento cultural do município, recusando convite para Secretaria Municipal de Esporte e Cultura
Adelsimon Paz de Oliveira, um dos mais talentosos artesãos, produtor cultural e militante na área cultural por mais de 30 anos, deu um passo significativo em sua trajetória. Ele decidiu abrir mão do convite da Prefeitura Municipal de Babaçulândia para assumir a Secretaria Municipal de Esporte e Cultura. O motivo? Ele está concentrado em executar seus projetos aprovados pela Lei Paulo Gustavo no município de Babaçulândia.
Seu primeiro projeto, intitulado “Nosso Olhar Pra Babaçulândia Através da Arte”, já está em andamento. Trata-se de uma oficina de artes plásticas focada nas paisagens naturais da região, tendo como instrutora a renomada Artista Plástica Vera Leite. Realizado no Centro de Artes e Cultura Babaçu, o projeto engloba duas turmas de jovens estudantes da rede municipal, totalizando 20 participantes.
Mas esse é apenas o começo. Adelsimon tem outros projetos em vista, como o “Cinema e Arte”, que tem como objetivo facilitar o acesso de crianças e jovens a um conteúdo educativo através de filmes e apresentações culturais. Além disso, o projeto “Babaçu Fonte de Riqueza” visa realizar um documentário sobre a riqueza do coco babaçu e o “Mão na Massa” busca ensinar técnicas de artesanato de argila para a comunidade.

Outros projetos de destaque são “Histórias e Lendas de Babaçulândia”, que tem como objetivo desenvolver um roteiro com abordagem nas histórias e lendas locais, e “Personalizando o Artesanato” que visa a aquisição de equipamentos para personalizar o artesanato local e assim, fortalecer a identidade cultural da região.
Com esses projetos, Adelsimon Paz de Oliveira mostra seu compromisso com a cultura de Babaçulândia e acredita que a arte tem um papel essencial na formação da identidade e no desenvolvimento de uma sociedade. A recusa ao convite para a Secretaria Municipal de Esporte e Cultura é uma clara demonstração de sua dedicação a esses projetos e ao seu compromisso com a comunidade local.
