Instituições e colônias de pescadores se reúnem para discutir o monitoramento de desembarque pesqueiro no estado.
A Diretoria de Desenvolvimento da Pesca e Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura jo Tocantins convidaram as instituições interessadas no Monitoramento de Desembarque Pesqueiro no Estado do Tocantins, bem como aos representantes das colônias de pescadores que já realizam essa atividade para participarem da reunião de criação do Grupo de Trabalho do Monitoramento de Desembarque Pesqueiro no Tocantins.
A reunião, aconteceu no dia 26 de março, no auditório do Ministério Público Federal em Palmas/TO. O encontro discutiu estratégias e ações relacionadas ao monitoramento do desembarque pesqueiro no estado.
Dentre as colônias de pescadores que participaram do monitoramento de desembarque pesqueiro no Tocantins estão Araguatins, Xambioá, Esperantina, Couto Magalhães, Araguacema e Araguanã. A presença dessas colônias é fundamental para enriquecer as discussões e contribuir com o desenvolvimento de ações que visem a sustentabilidade e o controle da pesca na região.
“A criação do Grupo de Trabalho do Monitoramento de Desembarque Pesqueiro no Tocantins representa um passo importante para a gestão eficiente e a preservação dos recursos pesqueiros, além de fortalecer o diálogo entre as entidades envolvidas e promover a troca de experiências e conhecimentos.” Destacou Júlio Matos, Presidente da Fetopesca- Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Pesca no Estado do Tocantins
“A participação ativa das colônias de pescadores nesse debate é essencial para garantir a representatividade e o engajamento da comunidade pesqueira nesse processo.” Finalizou o representante dos pescadores