Investigação do Gaeco do MPTO aponta respiradores mecânicos comprados pela Prefeitura de Gurupi ainda guardados sem uso

Operação realizada em quatro cidades cumpre mandados de busca e apreensão em residências, órgãos públicos e empresas

Uma investigação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) revelou que os respiradores mecânicos adquiridos pela Prefeitura de Gurupi durante a pandemia de Covid-19 permanecem até hoje armazenados no depósito da Universidade de Gurupi (Unirg), sem nunca terem sido utilizados para o fim a que foram destinados.

Na manhã desta terça-feira (5), uma operação coordenada pelo Gaeco resultou no cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão em residências, órgãos públicos e empresas localizadas em Gurupi, Porto Nacional, Palmas e Nerópolis (GO). A ação, autorizada pela 2ª Vara Criminal de Gurupi, visa apurar possíveis irregularidades na aquisição e destinação dos equipamentos de saúde.

Os respiradores mecânicos, essenciais para o tratamento de pacientes com complicações respiratórias decorrentes da Covid-19, permanecem sem uso, enquanto a população enfrenta os desafios impostos pela pandemia. A investigação do Gaeco busca esclarecer as circunstâncias que levaram à inércia na utilização dos equipamentos, bem como possíveis desvios de finalidade ou irregularidades na aquisição dos mesmos.

A ação realizada em conjunto com as autoridades locais demonstra o compromisso com a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos, garantindo a efetiva prestação de serviços essenciais à população. A apuração dos fatos visa assegurar a lisura e a legalidade nas ações governamentais, preservando a integridade e a confiança da sociedade nas instituições responsáveis pela administração pública.

Confira a nota da Prefeitura Municipal de Gurupi sobre a operação

Nota – Operação da Polícia Civil em Gurupi – aquisição de respiradores no ano de 2020 – gestão anterior

05/03/2024

A Prefeitura de Gurupi informa que a decisão judicial apresentada pelos policiais na Secretaria de Saúde (Operação Ruach), é relacionada a aquisição de respiradores para atendimento a pacientes na pandemia de COVID-19, realizada no ano de 2020, portanto na gestão anterior.

A Prefeitura de Gurupi esclarece também que colabora com as investigações e prestará todas as informações que forem solicitadas.

Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Gurupi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *