Dr Aleandro é Advogado, Professor, Mestre em educação, possui ampla atuação nas áreas jurídicas, educacionais em Xambioá
Nonatinho legou muito ao Xambioá, herdamos dele a generosidade de Maria Preta, minha velha musa para poesias dos meus tempos de menino; a alegria estridente e anunciante de Raimunda Nonata e a sobriedade ultrajante de Luizinha.
Ah, saudade desse velho Nonatinho, que nos deixou boas sementes no mundo com a artesã Memeda, que cuida das unhas das chiques madames, e adotou com a alma, além do coração o pequeno, prodigioso e sagaz Aleandro, que como eu, que vim da base do campesinato, sonha até hoje com a poesia.
Os bancos do Bem Bolado, as barrancas do Araguaia, com o até hoje incompleto cais viram-no passar em sua meninice de criança herdeira da cultura nordestina forte e pujante, que o mostrou algo além das águas caudalosas do grande rio cheio de encanto.
Das ruas poeirentas, depois enlameadas e aos poucos calçadas de pedras jacaré, depois remendadas de asfalto, uns de qualidade ruim, outros com qualidade suficiente para segurar até o período eleitoral e por ali, Aleandro acordava cedo, cumprimentava os amigos. Seu José Raimundo, conversava com Amadeus e proseava com o velho detentor de conhecimentos Isaías Araújo e partia para a lida, ora vendendo picolés, de variados sabores, refrescando o calor nortista de nossa terra, ora pisando arroz, para a fabricação dos deliciosos e saudosistas cuscuz, que dava, às mesas abastadas das casas bem providas, as boas vindas de uma nova manhã.
Aleandro não se dedicou apenas às técnicas comerciais dos picolés e cuscuz, vendeu sonhos, ideias e alimentou ideais. Rompeu as barreiras da exclusão, tornou-se professor, vaticinando aos seus pupilos os rumos da vitória na vida… Como todo bom professor, buscou defender os que necessitam de seu apoio, jogou-se na luta e hoje advoga com a toga da justiça, mostrando-se audacioso em ser filho de uma família humilde o Dr. Aleandro que é referência em Xambioá.